28 outubro 2007

Dependência. A música será uma dependência?

Nós temos varias dependências... As drogas como o tabaco, drogas leves ou pesadas, medicamentos, Internet, telemóvel, álcool... São tantas...

Mas será a musica uma dependência?

E mesmo quando estamos com muita gente, porque é que a musica serve para nos distrairmos da vida que vivemos ou dos problemas que temos nela, graves ou não, de nos "soltar-mos" com os amigo quando estamos num bar, discoteca, concerto e até com desconhecidos em que falamos e partilhamos opiniões num concerto ou até na Internet como é este o caso?

Acho que a música, ao longo de muitos séculos, foi algo que felizmente foi inventado para nos entreter, e como tudo teve a sua evolução, mas eu acho que se tornou já algo que nós não passamos sem ela...

Quer dizer, estou a falar no geral mas sou mais a dizer a minha opinião...

Eu por exemplo, não passo sem musica... Não consigo estar no meu quarto ao pc sem ouvir musica, nem que seja a radio... Só o barulho das teclas irrita-me... então com um silencio absoluto é quase como aterrorizante... O quanto não sabe bem estar a ouvir um bocado de musica em vez de ouvir esses barulhos que metem uma pessoa a dar em doida em pouco tempo...

Mas no entanto, não acham a musica uma dependência que nos leva a distrair do "mundo exterior"?

Estamos tristes, ouvimos aquelas musicas que gostamos e até pode ter um significado especial, ou por alguém, ou por algo, ou pela letra e o nosso espírito é diferente, vemos aquele concerto daquela banda e ficamos com um sorriso de orelha a orelha, aquele vídeo clip, "aquela" foto "daquele" concerto que nos fez vibrar e que adorámos... Acho que esses momentos nos fazem ficar bem connosco mesmo quando as coisas não nos correm muito bem, ou como a gente quer.

Claro que as vezes também nos traz más recordações... mas isso é pouco, digo eu...

Não gostar da musica, não depender dela... então para que ter o trabalho de escrever artigos? Trocar gostos musicais, bandas, musicas, opiniões, ideais, tudo com respeito e de uma forma que só algo como a musica pode proporcionar... Só gostando mesmo de música é que tudo isto acontece ou tem razão de acontecer.

A musica é uma paixão... Uns vivem da musica, tocam a sua musica e vivem a custa dela, outros vivem COM a musica que acho que é o nosso caso...

Uns, uma dependência que os obriga a depender dela pra viver... a nós, só dependemos porque queremos e adoramos.

O psicólogo disse que agora há as dependências saudáveis como a dependência da Internet, dos telemóveis e para mim a musica é uma delas...

Não queria bem acabar assim mas, que achas? Achas a musica é uma dependência moderna ou não é dependência nenhuma? E tu dependes da musica? Ouves sempre quando tens aquele tempo disponível ou ouves em quase todas as situações?

Adiantei-me um bocado ao possível tema do programa mas como ouço todos os dias, lembrei-me de escrever e dar a minha opinião antecipadamente.



Artigo escrito ao som de Wraygunn - "No more, my Lord"

1 comentário:

Rato Grande disse...

Não concordo quando dizes que a música foi criada para entreter. A música é arte e, como tal, deve ser sentida, profundamente. E acho que esse teu medo do silêncio é falta de bem-estar e não mérito da música. Quanto à música comercial, essa sim, entretem, mas de arte, de música, tem pouco.

Niezsche disse "Sem música, a vida seria um erro": vendo isto como uma hipérbole, concordo.